sábado, 7 de abril de 2012

Senso Crítico






A Filosofia é como um puzzle, cada peça é mais uma ideia e uma forma de pensar que completa a disciplina. Não se baseia em fatos e corpos reais, mas em crenças e ângulos de vida distintos. A Filosofia vai à origem, ao cerne, vai em direção das questões que nos parecem sempre mais simples, mas que demoramos mais tempo a responder. Com a Filosofia o básico torna-se complexo, e este ciclo faz-nos refletir. Podemos saber fazer contas, podemos saber o que estamos a analisar ao microscópio, podemos até identificar a constelação que estamos a ver no céu, mas devemos sempre saber pensar e usar como objeto de estudo a própria realidade, questionando-nos muitas e muitas vezes. Porque quanto mais algo é questionado, mais é compreendido.

O ser humano é um ser racional, com curiosidade em descobrir mais sobre o que o rodeia. Por observação da realidade, este questiona-se sobre o modo como ela opera e sobre a sua própria existência.

No entanto, para que haja uma sociedade organizada e ordenada, é necessário tomar algumas ideias como garantidas (como a ideia de que possuímos livre-arbítrio e a questão da justificação do estado), que não são refletidas pela maioria das pessoas.

A filosofia que não é mais do que uma atividade que realizamos de forma natural: inquirir-nos sobre a natureza das coisas, de modo a adquirir conhecimento e combater a ignorância de cada um.










Via Pensamento Sem Dogmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário