domingo, 4 de março de 2012

O que você tem a ver com a corrupção

Quem navega na Internet já deve ter visto a propaganda de um candidato conhecido simplesmente por ''Ninguém''. Quem digitar 00 na urna estará elegendo alguém excepcional, visto que a propaganda promete que ''Ninguém cuidará da violência'', ''Ninguém se importa com sua família'', entre outras promessas.

Se, como antigamente, as eleições se realizassem por meio de cédulas , o Dr. Ninguém poderia repetir o sucesso do rinoceronte Cacareco, eleito prefeito de São Paulo com mais votos que os concorrentes ''sérios '' somados. - Por razões óbvias, ele não assumiu o cargo.

Hoje em dia, como a urna eletrônica não permite esses ''chistes da democracia'', o povo elege tipos pitorescos , para se vingar de um sistema eleitoral que, não importa as alternativas que ofereça, dará o poder a quem esquecerá quem o elegeu, desiludindo milhares de pessoas.

Quando mesmo a capacidade de desiludir é perdida, instituições que já andavam desacreditadas degeneram em autênticos picadeiros , com analfabetos funcionais no lugar de políticos desprezados, enquanto os maiores corruptos com suas máquinas e currais eleitorais intactos, sem ninguém entre os colegas capaz de atrapalhá-los, ficam mais poderosos. (Seleção Natural, talvez?)

Essa tendência pode se agravar , já que os eleitores e esperam que ''Ninguém Mude tudo'', e não importa quem seja eleito, continuarão sendo erguidos viadutos para lugar nenhum, continuarão faltando remédios no posto de saúde, e merenda na escola. Se há uma, e não apenas um prédio superfaturado no qual nunca se deu uma aula, apesar das verbas do MEC virem pontualmente.

E assim, á revolta, segue-se o conformismo. Ou seguia. Hoje, o Governo sabe mais do que nunca que, com a corrupção, paga ou dobro ou mais por obras que podem nem existir, enquanto faltam recursos para educação, saúde e outros serviços. Nesses casos, se há provas ao seu alcance,, se omitir é permitir que elas se percam ou ''desapareçam''. A ajuda de toda a sociedade, é fundamental.. Afinal, como diz a frase:

'A única coisa necessária para que os maus prevalecerem, é que os bons nada façam.''

O Curso Técnico

Atualmente , a formação técnica é a bola da vez para os jovens. Num mundo profissional aonde a empregabilidade para os não especializados é pouco maior que nula, senão marginal e grandemente subalterna, especialmente quando se trata da busca pelo primeiro emprego ou experiência numa área especifica.

Tal é a situação desses jovens: necessitam de dinheiro, tanto para suas necessidades como para ajudar em casa, o que não chega nem a perto do possível, com os salários oferecidos pelo trabalho, não qualificado, que cada vez mais oferece condições indesejáveis, como é o caso do famigerado telemarketing.

Por outro lado, a formação superior está cada vez mais difícil de se manter, e não garante empregabilidade a curto prazo, como hoje o fazem os cursos técnicos, nos quais os alunos já recebem ofertas de trabalho, ainda realizando o curso, podendo fazer estágios durante a própria carga de aulas, contadas como estudo.