domingo, 19 de agosto de 2012

Darth Vader vai á faculdade: Análise do Discurso de uma história em quadrinhos da saga Star Wars













               Contexto:

Na história retratada, o Imperador Palpatine é um homem que liderando uma conspiração política, deu um auto-golpe de Estado, abolindo a República da qual era primeiro-ministro e declarando um Império que de autoritário, ele passou a tornar efetivamente totalitário, a partir de uma série de medidas tomadas para se eternizar no poder. 
 
Tendo tomado o poder há pouco tempo, e já tendo que lidar com insurreições e descontentamentos provocados por uma série de medidas centralizadoras executadas pelo seu governo, além da existência de opositores a sua ideologia político-religiosa, ao mesmo tempo em que faz uso de seu confiança (Lorde Vader) para suprimir os opositores de maior expressão, adota uma série de políticas repressivas e excludentes para garantir controle social e econômico sobre as populações dos territórios submetidos.

Personagens:

Imperador Palpatine:

Adepto de uma ideologia-religião que prega a tomada do poder por todos os meios possíveis manipulou a política de seu país para primeiro conseguir ser eleito chefe executivo, fazendo uso de uma guerra provocada previamente por ele mesmo, para conseguir prerrogativas o suficiente para tomar o poder total e ordenar uma caçada aos seus inimigos políticos.

 Homem de natureza extremamente pragmática e conhecedor da natureza humana, ao mesmo tempo em que possuidor de muito poucos escrúpulos, oficializou no país da história variadas políticas de cunho centralizador e excludente, entre elas a da tolerância oficial da escravidão, tanto como forma de imposição de poder político, através da desinvidualização e da dispersão de grupos considerados insubordinados, como para extrair trabalho gratuito para a indústria do país.

Lorde Vader:

Aprendiz e confiança do Imperador foi instrumental para sua subida ao poder, por ser membro de alta importância do grupo militar e religioso que mantinha a República, os Jedi. 

Convertido á causa de Palpatine devido a uma sutil manipulação psicológica praticada por ele desde que percebeu o seu potencial, ainda garoto, ao mesmo tempo em que é um individuo expedito e arrojado, também é um homem perturbado por um passado pobre, no qual foi escravo junto com sua mãe num planeta distante, pelos traumas e perdas sofridos na guerra civil na qual lutou quando jovem, e pela morte da esposa e perda dos filhos, decorrente da sua traição aos antigos colegas quando decidiu se unir ao então primeiro ministro.

Análise do Discurso:

Quando Vader tenta questionar o Imperador, este, tendo tanto sua capacidade natural de empatia, como conhecimento sobre seu subordinado, prevê sua possível opinião no que concerne á escravidão, e tenta criar um discurso justificando sua posição política, tornando-a tolerável para Vader. 

Primeiramente, ele tenta mostrar compaixão pelo sofrimento passado de seu subordinado, tentando se desculpar retoricamente pela ‘’indelicadeza’’ de legalizar a escravidão tendo um ex-escravo como associado político. Após isso, ele tenta requalificar os atos praticados pelo Governo, diferenciando-os da escravidão praticada visando o lucro, por grupos marginais, como um ato judicial e pedagógico de cunho corretivo, para disciplinar criminosos políticos com os quais de outra maneira  o país teria de lidar com ações sumárias contraproducentes. Enquanto finaliza sua explicação, como uma forma de afirmar sua primazia sobre Vader, Palpatine sai, dizendo a ele que deve para estar preparado para aceitar tal situação, mesmo tendo alguma discordância em relação a ela.

Referencias
Hartley, Welles; Harrison, Mick. STAR WARS Dark Times– Nº 3, Ed: On line. São Paulo.


 Um salve aos colegas Jorge, Marcelo, Patricia e Rafles, que comigo compuseram e apresentaram o trabalho original que serviu de base a este artigo.

Agradecimentos a colega Caroline, que foi vital para sua finalização.




Um scan dos quadrinhos da Lucas Books, editados aqui no Brasil pela On Editora em edições contendo 4 histórias por revista.